quinta-feira, 1 de setembro de 2011

GUARDIÃS



Guardiã Cigana Sete Véus

Guardiã Sete Encruzilhadas


Nação Kêto

Nasceu no ano de 914 e faleceu no ano de 952. Tratava-se de uma mulher morena , baixa estatura, olhos e cabelos pretos , tinha um rosto incomum; era bonita, mas não dentro dos padrões comuns. Sua missão na Terra é destrancar os amores. Entrega-se suas oferendas nas encruzilhadas.

Características

Bebida Whisky
Comida muçum com farofa, gosta muito de galos rinheiros
Cores vermelho, preto e roxo
Fuma Charutos e cigarrilhas
Guia vermelho, preto e roxo
Simbolos tridente de 7 pontas, 1 navalha, e um punhal
Pontos Cantados

Rosa vermelha, rosa vermelha encarnada
é da pomba-gira da 7 Encruzilhada.

Guardiã Cigana Sete Saias

Esta é uma das entidades mais conhecidas e queridas dentro da Umbanda e Povo do Oriente, é a cigana Sete Saias. Muitos médiuns e chefes de terreiros por falta de informação não costumam apresentar esta maravilhosa entidade com a sua verdadeira origem cigana, fazendo desta linda gira uma pomba-gira de encruzilhada. A Pomba -Gira Cigana Sete Saias é considerada a Deusa do Amor pelo povo do oriente, e a ela que as moças recorrem quando desesperadas por falta de amor. " A lenda conta que a Cigana Sete Saias foi apaixonada por um moço "não cigano" o que seus pais não aceitavam... e proibida de viver este amor parou de comer até vir a falecer. Quando seu corpo estava sendo preparado para velar, sua mãe trouxe suas sete saias favoritas e colocou a seus pés para poder rodar e jogar cartas nos caminhos do astral superior. A moça chegando as astral, foi recebida por Santa Sara a qual a designou a proteger e ajudar todas as moças que choravam por seus amores proibidos e impossíveis... É a esta entidade poderosa que as mais serias mandingas de amor são realizadas... e há quem diga que o que a Cigana Sete Saias Une... Ninguém separa!

Esta pomba-gira gosta de receber suas oferendas e presentes nas encruzilhadas de campo e preferencialmente as 18:00 nas sexta-feiras de lua cheia. Nas suas oferendas não pode faltar perfume de flores ou gardênia... sua velas são coloridas quase sempre vermelhas, brancas e Rosas... que são as cores que simbolizam o sexo, o amor e a tranqüilidade nas relações.

Características

Arma 1 punhal, 1 pandeiro, 1 par de castanholas, 1 violino e uma espada.
Bebida Champanhe
Cores azulão, vermelho, lilás,roxo e verde
Fuma cigarros, cigarrilhas
Lugar Estradas
Vela Pretas, Vermelhas, Brancas, Verdes
Pontos Cantados

Ó gira formosa tem alegria e rosa.
Na gira da pomba-gira você vem
balançar.
No balanço das pomba-giras
sete saias vem girar.

Guardiã Cigana Sete Véus



Esta entidade de pomba-gira é da linha das almas, é conhecida como sete véus porque foi deixada na porta do altar sete vezes. Esta entidade nunca explicou o real motivo destes abandonos. Desencarnou por suicídio e sua mãe a cobriu com seus setes véus... quando chegou no astral ainda no limbo, foi socorrida pelo povo das almas que já a conhecia como mariazinha dos véus. Depois de um longo tempo trabalhando no resgate de espíritos suicidas mariazinha foi convidada por Exu Tranca- Ruas para trabalhar na Umbanda em prol da humanidade... Sua aceitação foi instantânea e sua dedicação a umbanda também... assim esta pomba-gira passou a ser chamada de Sete Véus! Recebe seus pedidos e oferendas nos cruzeiros e portas de cemitérios ou de igreja, Gosta de velas brancas perfumadas e tule e contas de cristal na cor preta e branca... Trabalha para o amor e é ótima casamenteira esta é a pomba-gira Sete Véus, sempre pronta a ajudar a quem precisar de sua assistência.

http://www.maze.kinghost.net/Images/pgdacalunga.png

Guardiã da Calunga



(Lamastu) - Pomba-Gira da Calunga, é uma entidade muito poderosa e muito prestigiada por mulheres e homens que perderam seus amores por algum motivo ... Esta Pomba-Gira é procurada também para problemas de saúde e de abertura de caminhos e vícios.

Pomba-Gira da Calunga foi uma moça que durante o tempo que viveu no mundo terreno, passou por inúmeros sofrimentos na vida terrena , perdeu os pais muito cedo e foi criada na rua. Foi mulher da vida, viciada no álcool, praticou inúmeros abortos e morreu de suicídio. Esta entidade quando chegou no mundo espiritual pertencia ao limbo, onde sofreu ainda mais as dores de suas faltas aqui na terra. Através do Exu da Calunga que ela conheceu em um momento de desespero,tornou-se sua assistente direta e conheceu a Umbanda onde foi Coroada como a Mulher do Calunga, que hoje é conhecida como Pomba-Gira da Calunga uma entidade de fé e conhecedora dos mistérios das sombras.

Na penumbra da noite os morcegos chiam...
no portão da calunga surge uma mulher...
tão linda como a madruga ...
é pomba-gira da calunga...
ela é exu mulher
Características

Aroma Principal patchuli
Banho de Descarrego patchuli
Bebida Aniz
Essência patchuli, genciana
Fuma Cigarrilhas (Recomenda-se o uso da "Biqueira" ou "Boquilha")
Indumentária Muito da indumentária desta entidade segue as regras impostas pela linha de trabalho ou orixá de governança, ou mesmo do gosto particular da própria entidade, sem extrapolar as determinações dos regentes da linha de trabalho ou orixá governante, mas a indumentária basica é a padrão nas cores vermelho e preto. Em algumas casas, nota-se muito o uso das cores padrão mesclados com branco e ou laranja.
Metal Mercúrio
Nome Cabalístico Lamastu
Pedras Ônix
Rosas Vermelhas (Abertas, sem botões) (em número nunca inferior a sete ou seus múltiplos)
Vela Preta, Vermelha, Bicolores(Preta e Vermelha)
Pontos Cantados

Já mandaram me chamar
Pombagira vai girar
Pombagira da Calunga
Vem aqui pra trabalhar

A moça que está na praia
Peixinho sabe quem é
É vermelha a sua saia
Vai chegar exu mulher

Já mandaram me chamar
Pombagira vai girar
Pombagira da Calunga
Vem aqui pra trabalhar

A moça que está na praia
Peixinho sabe quem é
É vermelha a sua saia
Vai chegar exu mulher


Nenhum comentário:

Postar um comentário