segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SÃO GUARDIÃO QUE SE SABEM MUITO POUCO SOBRE ELES MAIS NÃO DIMINUEM SEUA ATRIBUTOS NEM IMPORTÂNCIA E PERIGO QUE CADA UM REPRESENTA EM SEU ELEMENTO




Guardião das Matas

(Hicpacth) - A ele foi designado o trabalho nas matas , sendo esta a razão do seu nome nos diversos culto de magia negra.Linha das Matas,onde vivem os exus que trabalham nas cachoeiras, pedreiras, em matas, rios, etc. Onde muitos são caboclos quimbandeiros, trabalham muito com ervas, gostam de ensinar banhos, defumações, tudo que envolva ervas.

Existem vários tipos de matas, matas serradas, matas fechadas, matas em beira de estrada, de mar, onde existem os determinados exus responsáveis.

Trabalham muito com velas verdes, verdes e pretas ou pretas, usam guias da mesma cor e muitas ervas. Guardião chefiado por Exu Rei das Matas. Comanda todos os Exus que trabalham no verde ou locais que tenham árvores (à não ser de cemitérios, pois pertence a outro reino).

Líder de falange, trabalha tanto para Oxóssi como para Ossâim. Tem seu ponto de força firmado em matas fechadas ou à beira de lago circulado por verde. Exu das Matas é conhecedor dos mistérios das ervas, raízes, sementes, folhas, flores e frutos.

Costuma ensinar o preparo dos banhos, chás, pós, óleos para a cura da alma e do corpo. Exige dos seus filhos o estudo religioso, a disciplina e o respeito com o próximo, pois costuma dizer que nada adianta a entidade ter o conhecimento se o cavalo esta despreparado como ser humano e como médium para auxiliar. Não admite traição e mentira. A este exu solicita-se a proteção, quando uma pessoa amada foi para longe e desejamos sua volta.Os trabalhos devem ser feitos nas matas onde existe abundância de árvores, ou seja nas matas.

Guardião Ganga

Damoston - É o quinto comandado de Exu da Meia-Noite. Possui alto poder maléfico. Seus trabalhos são feitos exclusivamente nos cemitérios, tanto para o bem quanto para o mal, podendo o mesmo curar ou matar, conforme solicitação. Apresenta-se com roupagem cinza e preta, sendo sua presença notada pelo forte cheiro de carne podre. É um Exu que é metade Exu e metade Omolu. Reinado na cruz mestre do cemitério durante 6 meses do ano.

Pontos Cantados

Guardião Marabá

Kimbanda

(Huictogaras) - Este exu tem grande poder nos fenômenos astrais, principalmente nas faces da lua.Sua energia atinge vários setores , e aceita qualquer trabalho , tanto para curar como para matar.Pode irradiar fluídos provocadores do sono em vigias , causando grandes pertubações.

Guardião do Fogo

Nação Kêto

Nasceu no ano de 145 e faleceu no ano de 185. Tratava-se de um homem com vários defeitos físicos e cicatrizes pelo corpo; era cego. Sua missão na terra é cuidar das pessoas acidentadas pelo tempo que precisarem. Entregam-se suas oferendas na beira de barros e lodos.

Características

Bebida Marafo
Comida trigo com barro e semente de urucum, pimenta malagueta e tudo o que há sob a terra.
Cores Preto, azulão e verde
Fuma Charutos
Guia preto e verde
Simbolos tridente de 4 pontas e uma cruz com cobra em volta.
Guardião dos Cemitérios

Nomes

Exu Coquinho do Inferno
(Frucissiere) - É o décimo segundo comandado de Exu Calunga. Embora não pertencendo à Linha de Omulu, trabalha este Exu, ativamente, nos cemitérios. Tem grande poder de ressuscitar os mortos, e a sua irradiação (tanto para o bem como para o mal), pode curar ou transmitir a "Peste da Varíola".

O Exu dos Cemitérios apresenta-se envolto num manto preto e vermelho, com listas horizontais. Pois, embora trazendo a pele bexigosa, a mesma não é negra.


Guardião dos Rios



Também, como Exu Veludo, recebe as ordens diretas de Exu Rei das Sete Encruzilhadas. Sua jurisdição está nas beiras dos rios e riachos, onde é a sua morada. Todos os trabalhos efetuados nessa redondeza devem ser oferecidos a esta entidade. A sua apresentação é de Caboclo, mas logo é reconhecido pelas suas vestimentas de penas negras como um índio.


Pontos Cantados

MEU SENHOR DAS ALMAS
EXÚ DOS RIOS VEM AI (bis)
ELÉ VEM ACOMPANHADO
DE SEU IRMÁO TIRIRÍ (bis)

O RIO CORRE PRO MAR
RUA CORRE PRA ENCRUZA (bis)
LOUVADO SEJA EXÚ DOS RIOS
QUE DEMANDA NÁO RECUSA (bis)


Guardião Maré

(Pentagnoni) - pertence à linha de Iemanjá e trabalha junto a Iansã e a Oxum com o intermédio de Xangô. Bem eclético, ele é o Exu guardião da sabedoria do povo das águas, odeia a mentira e faz um trabalho sempre muito esclarecedor, procura por seus médiuns exatamente por que necessita de uma inteligência nativa dentro deles (inteligência emocional), gosta da cor amarela e por ser um amante do mar também gosta de um bom RUM.

Cuida muito de seus filhos dando-lhes sabedoria e compreensão. Vaidoso como OXUM, certeiro em suas palavras como IANSAN e justiceiro como XANGÔ, cuida da evolução e cura espiritual dentro da linha kármica da justiça, fazendo seus filhos evoluir em cada pensamento e atitude. Carrega em suas mãos uma pedra branca (Pérola gigante) que lhe dá o poder de desaparecer e se transportar para o lugar desejado.

Muitos o vêem em forma de esqueleto com a cabeça de tubarão, a seus ossos são amarrados crânios e alguns deles são substituídos por facões ou espadas.

Iansã lhe dá o poder de cuidar dos QUIUMBAS (obsessores), levando-os para dentro do mar (abaixo do fundo do mar), ao qual dificilmente voltam. Logicamente que sempre dentro da linha da justiça de Xangô.

Lendas

Foi um Pirata e como bom Pirata, traído. Ele foi o único que sobreviveu ao ataque articulado por seus inimigos, amarrado e mutilado quando jogado ao mar com uma adaga enferrujada para que enfrentasse os tubarões. Ele gerou dentro de si uma terrível força de revolta e vingança, pois sua tripulação havia sido dizimada. Força essa que o fez sobreviver magicamente, foi salvo por pescadores da região que com as ervas o curaram. Disfarçado, foi atrás de seu traidor e quando o encontrou, para sua surpresa, descobriu que era sua amada que o entregou por status e poder. Seguiu e matou a todos, dando-lhes uma morte digna, vingando a sua tripulação.

Exceto a sua amada, que já arrependida de sua traição, suicidou-se ao saber que ele estava vivo e vingando a sua tripulação.

Apesar de um Pirata, ele era um comandante de fibra e lei, fazendo amigos por onde passava, ajudava a todos e dizem que era de família muito nobre, da corte e que suas atitudes e seu porte eram mais de Rei do que de Pirata.

Hoje trabalha nos terreiros de Umbanda por escolha divina, ajudando as pessoas a resgatarem seu karma. Seu corpo astral leva consigo um osso ou uma ferramenta de cada um de sua tripulação


Guardião Mor

Tambem conhecido como Exu 9 Luzes



(Belzebuth) - Exu mor conhecido também como Anjo Belo é uma das três entidades mais poderosas que existem na Hierarquia Demoníaca. De acordo com a invocação ou evocação que a ele é feita, distribui os trabalhos a ele dirigidos a mais dois exus não menos poderosos. Esses exus por sua vez comandam mais outros vários exus e assim por diante... Como pode ver irmão de fé, dentro da ordem hierarquica é formado um verdadeiro exército, comandado por Exú Mor. Este Exú, como os outros existentes, serve diretamente a todos os Orixás da Umbanda, procurando atender as ordens que lhe são dadas. Cada um deles atende a um ou mais orixá, pois o exú, de uma forma geral, nada mais é do que o lado oposto do Orixá. Melhor dizendo, o lado negativo do Orixá. Está é uma das grandes dúvidas que ainda existem na Umbanda/Quimbanda, por falta de esclarecimentos mais objetivos a respeito deste assunto. Na verdade o diabo não existe como se afirma em diversas religiões, e sim o negativo de cada Orixá. Deus é absoluto, o criador de tudo que vemos, tocamos etc, portanto Deus foi quem criou tudo e deixou toda a sua criação ao alcance do homem para que ele pudesse usa-la da melhor maneira que ele achasse que deveria usar, portanto, foi ele "Deus" quem criou também o Diabo, fazendo que cada um de nós o usasse e respondesse pelo uso que fizesse.

Guardião Pantera

Seu nome dá a entender ser um espirito violento, bravo, mas, bem ao contrário, apresenta-se com muita elegância, com charme e um bom palavreado.

Ele contou sua história: afirmou ser europeu e grande admirador da pantera, para ele, um animal esperto, ágil e o mais elegante de todos.

Veio ao Brasil para resgatar seu karma, agrupando-se à Umbanda, especificamente à Quimbanda e como tem uma relação direta com o Caboclo da Pantera, não teve nenhuma dúvida em usar o nome do lindo felino.

Guardião Pedra Negra

Kimbanda

Apresenta-se na forma de um cavalheiro elegante. É grandemente invocado para solucionar casos financeiros,seu curiador é o vinho , no qual se mistura mel de abelhas.Gosta de frutas principalmente o Jamelão.

Guardião Pimenta

(Trimasael ) - O nome de Exu Pimenta, tem origem nos Quimbandistas, ou Esquerda Negativa da Umbanda, que a denominaram assim, pelo fato de que na proximidade de sua emanação fluídica, antes da incorporação, se sente um forte cheiro de pimenta A sua apresentação astral são de duas maneiras. Uma é igual á de um verdadeiro Mago (com uma aparência, como exemplo, da figura do Feiticeiro, no desenho animado do Mickey Mouse: "O Aprendiz de Feiticeiro". É só imaginar essa figura e, acrescentar ao redor do corpo fluídico do Exu Pimenta, uma diáfama camada de vapores químicos que o envolve completamente e o acompanha sempre.

E a outra como um caboclo, um índio forte sempre se mexendo,ou em volta de ervas. Ele seria como um caboclo quimbandeiro! Pertence a inha das almas, vive na calunga das matas! Ele é da linha negativa de Oxossi e trabalha em serventia do caboclo Pena Azul

Características

Arma trabalha com fundanga, enxofre, fósforos, pimenta, queima papéis e constantemente receita banhos e defumações com várias misturas de ervas. Costuma manter fogo aceso dentro desse caldeirão enquanto está em terra incorporado,pois o fogo é agente má transmutador
Bebida marafo, vinho, cerveja, uísque, conhaque e pinga com pimenta
Fuma charutos
Guia Sua guia (corrente, colar) na maioria das vezes é Verde e Preta, com tridentes de Exu e Pomba-Gira, meia lua, estrela de 5 pontas e imagens de caveira, ou então guias com bastante metais, já que ele é como se fosse um alquimista. Seu domínio é fazer misturas com ervas, metais, ou seja, fazer transformações assim como um alquimista!
Vela vermelhas,pretas,brancas ,principalmente com vermelhas

Guardião Quebra Galho

(Frimost) - Exu Quebra Galho é o segundo exu na hierarquia comandada por Exu Calunga possui vários poderes , principalmente nas matas e sua presença é logo sentida pelos estalos dos galhos, exerce forte domínio sobre as mulheres incitando-as à prostituição.É a entidade mais solicitada para trabalhos de amarração ou separação ,e são feitas com boneco de madeira tosca e entregue a este Exu.

Guardião Quirombo

Kimbanda

Este Guardião tem atuação idêntica à do Guardião Mirim. No entanto, é especializado em prejudicar "mocinhas", desviando-as para o mau caminho. Apresenta-se, também, como uma criança.

Guardião Tranca-Tudo

Kimbanda

(Frutimiere) - É o décimo quinto comandado de Exu Calunga. É um ancestral das orgias sexuais e negócios relacionados ao comércio sexual. Trabalha com uniões sexuais dentro dos feitiços direcionados ao amor.

Trás dinheiro com facilidade desde quando bem ofertado.

A força deste Exu está em conceder, quando solicitado, todo e qualquer tipo de festa.

A sua oferenda é galo preto, farinha misturada ao azeite de dendê, ovos cozidos e cachaça, podendo a oferenda ser depositada em qualquer lugar, que é sempre recebida com grande alegria.

Sua apresentação é na forma de uma anãozinho preto, cujos olhos se assemelham aos das aves noturnas, tais como a coruja, o mocho e outras.

Guardião Tronqueira

(Clisteret) - Este Exu é o encarregado da guarda das estradas, dos caminhos e da proteção das casas religiosas de Kimbandas e de Umbanda. Tem, também, o poder de fazer as pessoas trocarem o dia pela noite, principalmente os jogadores e as garotas de programas. É o sexto comandado de Exu Calunga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário