domingo, 22 de maio de 2011

Quem é Iansã...IY

IYÁ MI ONYRÁ SENHORA DAS MINHAS VITÓRIAS

DE ONDE EU TIRO MINHA PAZ MEU EQUILIBRIO

QUE TOMA CONTA DA MINHA VIDA.
Ela é grande o bastante para
carrega o chifre do búfalo

Oyà, que possui um marido poderoso

Mulher guerreira

Mulher caçadora

Oyà, a charmosa, que dispõe de coragem para morrer com seu marido.

Que tipo de pessoa é Oyà?

O local onde Oyà está, pega fogo

Mulher que se quebra ao meio como se fosse uma cabaça

Oyà foi vista por seus inimigos

E eles, assustados, fugiram atirando as bagagens no mato

Eeepa He! Oh, Oyà!

És a única pessoa que temo

Vendaval da Morte

A mulher guerreira que carrega sua arma de fogo

Oh, Oyà, à Oyà respeito e submissão!

Ela arruma suas coisas sem demora

Rapidamente Oyà faz suas coisas

Ela vagueia com elegância, como se fosse uma nômade fulani

Quando anda, sua vitalidade é como a do cavalo que trota

Eeepa Oya, que tem nove filhos, eu te saúdo!

ELOYA NYRAN T'ONYRÁ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário